quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ARTISTAS...

A maioria das obras foram esculpidas pelo artista plástico, DARCÍLIO FERREIRA SOARES, brasileiro, natural de Contagem – Estado de Minas Gerais, comparado ao Mestre Aleijadinho, quanto ao seu talento, o artista alia os seus trabalhos, num espetacular perfeccionismo e os conhecimentos adquiridos em livros no rigor de entalhe na técnica das imagens sacras, como suas vestes, o movimento de algumas delas, os olhos de vidros incrustados na madeira, o envelhecimento, o folheado de ouro e prata das peças, numa característica peculiar do estilo barroco brasileiro, do Séc. XVIII. Destacando-se a Oficina de São José, Moisés e os Dez Mandamentos, Davi e o Gigante Golias, A Anunciação do Anjo e Maria, A Fuga da Família Sagrada para o Egito, o Batismo de Jesus no Rio Jordão, a Suprema Angústia no Horto das Oliveiras, A Samaritana com Jesus, a Conversão de Saulo, entre outras.


MARIA ROSÁLIA CAMPOS, é uma das mais expressivas artistas plásticas brasileiras, que se destaca com raro brilhantismo em Cursos de Pintura da Escola Nacional de Belas Artes, onde concluiu-os com medalha de ouro. Participou, destacadamente, de inúmeros Salões Brasileiros, conseguindo mercê seu talento criador, a láurea “hors concours” no Salão Nacional de Belas Artes, o melhor do país. Tem várias de suas obras incorporadas ao acervo de inúmeros e importantes Templos. É Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, Órgão Consultivo do Governo da República, da qual é Diretora, onde ocupa a Cadeira de N.º 27. É uma artista que orgulha a pintura contemporânea brasileira por seus incontestáveis méritos artísticos e morais, com sua presença sempre vibrante no espaço cultural de nossa Pátria. Tem livros publicados sobre suas obras, um deles, refere-se a que foi pintada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, com texto escritos pelos Cardeais Dom Eugênio Sales e Dom Marcos Barbosa.

Um comentário:

Diretoria Cultural da AFBA disse...

A Artista Plástica brasileira Maria Rosália Campos, por sua trajetória pictorica em temas biblicos e religiosos católicos foi escolhida pelo marchand de tableaux carioca Ricardo Vianna Barradas, para realizar a nova decoração de painéis sacros na Igrejá de São Lourenço - no bairro de Bangú, na zona oeste da cidade do RJ.Um dos pioneiros projetos de arte pública na Zona Oeste da Rio de Janeiro, foi desenvolvido por Ricardo Barradas, com apoio da RIOARTE, e da própria Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro,Vicariato Oeste, ná época o paroco era o Padre Max Rodrigues, tão conhecido pelos seus trabalhos com os jovens e principalmente na implemetação de cursos profissionalizantes na região de Bangú.Ricardo Barradas até hoje desenvolve vários trabalhos de cultura na Zona Oeste, e aprticipa ativamente dos movimentos sociais, culturais, educacionais, e comunitários na região da cidade do RJ,Brasil.